Belém Recebe a 7ª. Reunião RBP-MCTI

A 7ª Reunião da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (RBP-MCTI), foi realizada entre os dias 11 e 13 de agosto de 2025, no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém (PA). Sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o encontro reuniu representantes das bibliotecas das Unidades de Pesquisa e Institutos do MCTI, consolidando um espaço estratégico de cooperação e alinhamento em prol da gestão da informação científica e tecnológica no Brasil.

A programação dos dias 11 e 12 foi voltada a reuniões internas da Rede, que discutiram temas como o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, iniciativas de cooperação técnica, aquisição compartilhada de normas técnicas e e-books, além da atualização dos repositórios institucionais. Já no dia 13, ocorreu o Seminário “Biblioteca, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação”, aberto ao público, que estimulou reflexões sobre o papel contemporâneo das bibliotecas científicas no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.

Durante o Seminário, foram debatidas questões fundamentais como a adoção de práticas sustentáveis e ecoeficientes em bibliotecas, a incorporação de tecnologias emergentes — incluindo inteligência artificial, automação de processos bibliográficos e sistemas digitais de gestão —, bem como o desenvolvimento de serviços inovadores que consolidam as bibliotecas como verdadeiros hubs de conhecimento. Além de impulsionarem a aprendizagem colaborativa e a capacitação digital, as bibliotecas também se afirmam como espaços de inclusão social, de difusão da cultura científica e de promoção do acesso aberto à informação, pilares fundamentais para a democratização do conhecimento.

Estiveram presentes na 7ª Reunião representantes do IBICT, CBPF, CETEM, INMA, INPE, INT, LNCC, MAST, RNP e do próprio MPEG, anfitrião do evento. A diversidade institucional reforça a riqueza e a transversalidade da RBP-MCTI, que articula bibliotecas com diferentes perfis, mas com o mesmo compromisso: ampliar a circulação da informação científica e tecnológica no país.

Vale lembrar que, a cada ano uma instituição é a anfitriã do evento. Em 2024, o LNCC sediou a 6ª Reunião da RBP-MCTI em Petrópolis (RJ), marcada por debates igualmente relevantes sobre inovação em serviços de informação, integração entre bibliotecas e fortalecimento da rede. A continuidade desses encontros evidencia o amadurecimento da iniciativa, que desde sua criação busca fortalecer a infraestrutura informacional do MCTI, promovendo maior sinergia entre as unidades de pesquisa. Em breve, conheceremos a unidade de pesquisa anfitriã de 2026!

Assim, a 7ª Reunião da RBP-MCTI não apenas consolidou avanços, mas também reafirmou a importância das bibliotecas científicas como elementos estratégicos para o desenvolvimento nacional. Mais do que repositórios de informação, elas se projetam como atores centrais na transformação digital, na sustentabilidade e na democratização do conhecimento científico, contribuindo de forma direta para o fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

✨ Quer saber mais?

Assista ao seminário completo e veja como as bibliotecas estão moldando o futuro da informação científica:
👉 Seminário “Biblioteca, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação”